sexta-feira, 27 de maio de 2011

SHIATSU

O shiatsu é uma terapia que utiliza pressões com os polegares, dedos, palmas e, por vezes, cotovelos. Tais pressões são feitas em pontos específicos do corpo, os mesmos utilizados na acupuntura, visando o equilíbrio físico e energético do cliente. Assim sendo, o shiatsu é muito mais que uma simples técnica de massagem. Seu grande objetivo é tornar o cliente consciente do próprio corpo, desfazendo bloqueios em vários níveis (físico, emocional, energético).


O shiatsu tem origem no Japão, sendo desenvolvido por Toru Namikoshi através de técnicas orientais mais antigas como o Anmá. "Shi" significa dedo e "atsu" pressão = pressão com o dedo.
O shiatsu tem grande potencial preventivo, aumentando a imunidade, resistência natural do organismo a doenças, ao harmonizar a energia interna e o funcionamento dos órgãos.
Veja a definição do termo adotada pelo Ministério da Saúde japonês: "A terapia conhecida por shiatsu é uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, sem uso de qualquer instrumento mecânico ou de outro tipo para aplicar pressão à pele humana, para corrigir deficiências internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas."
Para um tratamento eficiente, é preciso uma avaliação aprofundada do cliente. Para a medicina oriental, traços pessoais como preferências por sabores (doce, salgado, azedo, amargo ou picante) ou tipo de clima (quente, frio, úmido, seco), são bastante relevantes e podem ajudar a revelar desequilíbrios.
O shiatsu é muito eficiente para aliviar dores. Mas vai além disso. Nas palavras de Mario Johara-Predipto: " O shiatsu desperta no paciente uma nova consciência de si. E quando tocamos uma área ou um ponto onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, como ajudamos o bloqueio a se dissolver. Esse trabalho de normalização do fluxo energético traz ao paciente uma sensação de equilíbrio interno, de leveza e bem-estar, de integração consigo mesmo e com o agente da técnica. Ele se sente profundamente relaxado e, ao mesmo tempo, repleto de vigor e energia."
E ainda: "O melhor shiatsu é simples. E nessa simplicidade ele é maravilhoso. Não há necessidade de se falar de pontos mirabolantes que curam todo tipo de doenças. Esse é um enfoque superficial, comercial. A idéia de que seja possível curar doenças pressionando um ou dois pontos do corpo não é simples - é simplista, falsa."



Se você quiser experimentar todas essas sensações e/ou provar um pouco da sabedoria oriental, fale comigo:


tel: 2269-5417 / 9627-5687


Nenhum comentário:

Postar um comentário